Todas as crianças necessitam de avaliação oftalmológica dentro do primeiro ano de vida, de acordo com a Academia Americana de Oftalmologia e da Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica.
Neste exame avaliamos a visão e possíveis alterações oculares congênitas como catarata congênita, opacidades corneanas, alterações na retina (principalmente em prematuros) e alterações de grau.
Mas como faz o exame oftalmológico se a criança nem fala??
É possível fazer o exame sim! O exame oftalmológico infantil é totalmente diferente do adulto e por isso conseguimos avaliar o grau e saber se a criança precisa de óculos mesmo que o paciente ainda não fale.
O exame oftalmológico pediátrico é bastante diferente do exame do adulto, mas é possível realizar o exame completo em qualquer idade! No exame infantil, é necessário realizar a dilatação das pupilas para avaliar o grau e o fundo de olho. Esta é uma parte muito importante do exame pois somente desta maneira é possível o exame oftalmológico completo.
O exame oftalmológico deve ser realizado ao menos uma vez ao ano pois mesmo que o exame seja normal, a criança pode desenvolver muitas alterações ao longo do tempo, como grau de óculos, por exemplo.
Mantenha o exame do seu filho/filha em dia!!
©Copyright OFTALMOPED
Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Empório de Sites e otimizado por Agência Digital
Responsável técnico: Dra. Simone Nakayama CRM 124787